História, Teoria e Prática
da Cromatografia Contracorrente: aprendendo passo a passo


Coordenação e Organização: Profa. Dra. Gilda Guimarães Leitão

O que é a Cromatografia Contracorrente?

A cromatografia contracorrente é basicamente uma forma de cromatografia de partição líquido-líquido, na qual a fase líquida estacionária é retida no aparelho sem o uso de suportes sólidos [1-3].

O nome cromatografia contracorrente (CCC) engloba uma série de técnicas de cromatografia de partição líquido-líquido tais como cromatografia contracorrente de alta velocidade (high-speed countercurrent chromatography - HSCCC) e cromatografia contracorrente centrífuga de partição (centrifugal partition chromatography - CPC), dentre outras.

Os sistemas de solventes utilizados são sempre bifásicos e todas as técnicas de CCC usam configurações de colunas tais que permitem que os dois líquidos imiscíveis sejam retidos dentro da coluna (como fase estacionária líquida e fase móvel líquida). Campos de força centrífuga são gerados nos equipamentos modernos de CCC, permitindo assim a retenção da fase estacionária, à medida em que a fase móvel passa através dessa [1-3].

A cromatografia contracorrente é útil principalmente na separação preparativa, na escala de miligramas a kilogramas de material [3-5]. A técnica é particularmente útil para substâncias polares e lábeis, onde a cromatografia com suportes sólidos é totalmente desaconselhada. Entretanto, essa técnica não é restrita a esses derivados, já que sistemas aquosos e não aquosos podem ser empregados.

Referências bibliográficas:

1. Walter D. Conway. 1990. Counter-Current Chromatography:
Apparatus, Theory and Applications. VCH Publishers, Inc. NY

2. Berthod, A. 1991, J. Chromatog., 550,677-693

3. Leitão, G. G.; Berthod, A.; Sutherland, I. 2009. J. Chromatog. A,
1216, 4135-4139.

4. Hostettmann, K. Hostettmann, M. e Marston, A. 1984, Nat. Prod.
Reports, 471

5. A. Marston e K. Hostettmann. 1994, J. Chrom. A, 658, 315-341.


Interessado na técnica? Aprenda mais acessando:

http://tigger.uic.edu/~gfp/countercurrent/content/theory.htm
http://www.jbc.org/content/280/7/e4.full
http://www.theliquidphase.org/index.php?title=Countercurrent_Chromatography

Sobre o DVD

Em 2009, através do Edital 06/2009 – Apoio à Produção de Material Didático para Ensino e Pesquisa, da FAPERJ, foi dado início ao projeto de confecção do DVD HISTÓRIA, TEORIA E PRÁTICA DA CROMATOGRAFIA CONTRACORRENTE: aprendendo passo a passo. Em 2012, através de financiamento adicional da FAPERJ (APQ3), foi possível a finalização do projeto.

As aulas aqui disponíveis foram gravadas durante a realização do III Curso de Cromatografia Contracorrente – Teoria e Aplicações na Química de Produtos Naturais e I Workshop em CCC, ministrado no Núcleo de Pesquisas de Produtos Naturais em dezembro de 2009, com a participação de quatro professores estrangeiros: Prof. Alain Berthod, Univ. Claude Bernard, Lyon, França; Prof. Ian Garrard, Univ. Brunel, Inglaterra, Prof. Walter Conway, New York State University at Buffalo, Estados Unidos e Prof. Ying Ma, NIH, Estados Unidos.

As aulas em Português foram vertidas e legendadas para o Inglês e, assim, o DVD ganhou caráter internacional, podendo ser assistido por alunos e profissionais do exterior. As aulas em Inglês também ganharam legendas em Português para que nossos alunos de IC, PG e profissionais pudessem ter o perfeito entendimento das aulas.

Imagens




As aulas que compõem o DVD versam sobre a história e a evolução da técnica da cromatografia contracorrente (CCC), uma técnica moderna de separação de substâncias, além de aspectos teóricos deste método cromatográfico. Além das aulas teóricas, há também três aulas práticas.

Equipe


Gilda Leitão
Currículo


Fernanda das Neves Costa
Currículo



Professores convidados


Alain Berthod
Currículo


Ian Garrard
Currículo


Ying Ma
Currículo


Walter D. Conway
Currículo



Financiamento

Criação e organização: Profa. Dra. Gilda G. Leitão (Núcleo de Pesquisas de Produtos Naturais, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil)
Tradução e versão das aulas: Profa. Dra. Gilda G. Leitão
Revisão da versão para o Inglês: Prof. Dr. Ian Garrad
Professores convidados: Prof. Dr. Alain Berthod (Laboratoire des Sciences Analytiques, Universite de Lyon - Bat. CPE - Curien CNRS 5180, 69622 Villeurbanne cedex, França) - Prof. Dr. Ian Garrard (Dr Ian Garrard, Advanced Bioprocessing Centre, The Brunel Institute for Bioengineering, Brunel University, Uxbridge, West London, UB8 3PH, Reino Unido) - Dr. Ying Ma (Laboratory of Molecular Imaging and Nanomedicine (LOMIN), National Institute of Biomedical Imaging and Bioengineering, National Institute of Health, EUA) - Prof. Dr. Walter D. Conway (New York State University at Buffalo, NY, EUA)
Agradecimentos: Carla Aldrin, Diretora da Divisão Gráfica/UFRJ
Capa: Lauro Menezes, Divisão Gráfica/UFRJ
DVD DIDÁTICO - PROIBIDA A VENDA