Universidade Federal do Rio de Janeiro

           A idéia de ter no NPPN um laboratório de RMN com um espectrômetro de RMN acoplado ao um cromatógrafo líquido surgiu com o lançamento do Edital da FINEP “Chamada Pública MCT/FINEP/Ação Transversal – Equipamentos Multiusuários 04/2006”. Nesta ocasião, foi submetido o projeto Aquisição de um Espectrômetro de Ressonância Magnética Nuclear acoplado a um Cromatógrafo Líquido de Alta Eficiência (CL-RMN) coordenado pelos Professores Sonia Soares Costa e Paulo Roberto R. Costa e que teve a Professora Luzineide W. Tinoco como vice-coordenadora e principal executora do projeto, que contou com a participação de alguns dos mais expressivos cientistas da área de RMN no Brasil. Este apoio, fundamental para a concretização do projeto, se deu justamente em função de seu conteúdo e potencial interdisciplinar – interação de várias áreas da ciência em torno da RMN -, bem como pelo seu impacto no desenvolvimento e aplicação interdisciplinar da RMN no Brasil. A equipe do projeto foi formada por 50 renomados pesquisadores de diversas áreas do conhecimento, para as quais a RMN representa um papel fundamental, tais como a Química, a Bioquímica, a Biofísica, a Microbiologia, a Biologia e a Farmacologia. Participam do projeto 8 unidades da UFRJ, instituições de pesquisa do estado do Rio de Janeiro (EMBRAPA, IME, FIOCRUZ, UERJ, UFRRJ) e de fora do estado (UFMG e UNICAMP). A diversidade das áreas de pesquisa e das instituições participantes, espelhada no número representativo de usuários, reforça o caráter multiusuário e multidisciplinar do projeto aprovado em novembro de 2006. Com a aprovação deste projeto iniciou-se a construção do LAboratório Multiusuário de Análises por RMN _- LAMAR, o qual representa uma nova era para a RMN no Núcleo de Pesquisas de Produtos Naturais e, consequentemente, em todas as Unidades que o integram.

           Recentemente, o LAMAR foi contemplado com um apoio financeiro no Edital FAPERJ n.º 04/2008 - PROGRAMA “APOIO A INSTITUIÇÕES DE ENSINO E PESQUISA SEDIADAS NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO – 2008”, através do projeto “Consolidação do Laboratório Multiusuário de Ressonância Magnética Nuclear do Núcleo de Pesquisas de Produtos Naturais” coordenado pelos Professores Paulo Roberto R. Costa e Luzineide W. Tinoco.

           A inauguração do LAMAR ocorrerá no dia 19 de março de 2009 e partir desta data o LAMAR entrará em funcionamento. O LAMAR conta com três espectrômetros de RMN VARIAN. Os espectrômetros de RMN MR-400 (400 MHz) e o VNMRSYS-500 (500 MHz) acoplado a cromatografia de alta eficiência foram adquiridos com recursos do projeto. Além disso, ainda mantém em funcionamento um espectrômetro Gemini de 200 MHz.

Caixa de texto: Laboratório Multiusuário de 
Análises por RMN

Sobre o Lamar

Retângulo de cantos arredondados: I Simpósio de RMN 
Núcleo de Pesquisas de 
Produtos Naturais
Confira!!