LabCCC Histórico
O Laboratório de Cromatografia Contracorrente começou a funcionar em 1997 com a doação ao IPPN (na época NPPN), pelo Governo da Alemanha, do equipamento PC Inc. O aparelho foi instalado por professores que vieram da Alemanha para dar treinamento aos pesquisadores do IPPN na sua utilização e manuseio. A partir dessa oportunidade, foi criada pela Profa. Dra. Gilda Guimarães Leitão, a disciplina PNN 818 Cromatografia Contracorrente, 3 créditos, que conta com aulas teóricas e práticas nos equipamentos do LabCCC.
Com a divulgação dos trabalhos de nosso grupo, com cromatografia contracorrente em congressos e simpósios, além dos cursos de extensão promovidos pela Profa. Gilda Leitão nos anos 2001, 2005 e 2009, e o congresso internacional CCC2008 no Rio de Janeiro, uma série de estudantes de outros cursos da UFRJ bem como de outras IFES despertaram o interesse pela técnica até então pouquíssimo difundida no Brasil. Diversas colaborações frutíferas foram estabelecidas e o LabCCC tem recebido discentes e docentes da Unicamp, Unesp Araraquara, UFRGS, além de estudantes de outros Programas de Pós-graduação da UFRJ (Fac. Farmácia, Programa de Biotecnologia Vegetal e Instituto de Química). Em 2015 recebemos um professor da Yaoundé University (República dos Camarões) para um estágio pós-doutoral na técnica, com bolsa CNPq/TWAS.
Em 2008, através de um projeto financiado pela FAPERJ e coordenado pela Profa. Dra. Suzana Guimarães Leitão (Fac. Farmácia/UFRJ), foi possível a aquisição do equipamento Quattro HT Prep.
Em 2019, tivemos a oportunidade de receber por empréstimo durante 6 meses, o equipamento Gilson CPC 250, equipado com a unidade PLC 2050 (bomba, injetor, coletor de frações, monitor de UV-DAD), o que favoreceu a obtenção de resultados importantes para nosso grupo de pesquisa.
Aqui vai nosso agradecimento especial a Nova Analítica e à Gilson, pela confiança.
Gilson CPC 250 + PLC 2050